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  • Marcus Dias

O que é necessário para concluir com sucesso projetos de TI com tempo e recursos escassos

Atualizado: 14 de jul. de 2022

Por que há cada vez menos recursos para projetos de TI?


À medida que o mundo está se tornando mais digitalizado, a necessidade de projetos de TI também está aumentando. Os projetos de TI são necessários para acompanhar o ritmo da tecnologia e poder proporcionar uma melhor experiência para seus clientes. No entanto, há cada vez menos recursos disponíveis para esses projetos de TI.

A escassez de recursos se deve principalmente à falta de profissionais de TI qualificados que possam atuar nesses projetos. Não há graduados suficientes neste campo e as empresas não querem investir na formação de novas pessoas porque querem que trabalhem em seus próprios produtos.


Empresas não investem em formação dos profissionais.


Por que há menos recursos para a conclusão bem-sucedida de projetos de TI?


Há uma série de razões pelas quais há menos recursos para a conclusão bem-sucedida de projetos de TI. Isso se deve à falta de pessoal, rotatividade, falta de orçamento, falta de qualificação, excesso de prioridades e a busca pela qualidade de vida do profissional.


Falta de pessoal: a indústria de TI não é uma indústria muito estável com uma alta taxa de rotatividade. É difícil reter bons talentos porque eles podem ganhar mais dinheiro em outros setores e em outros países.


Rotatividade: também há um problema com a rotatividade de pessoal no setor de TI, pois as pessoas tendem a deixar seus empregos após dois anos, em média. Isso significa que a empresa precisa contratar novas pessoas o tempo todo, o que pode ser caro e difícil.


Falta de orçamento: não há fundos suficientes alocados para projetos de TI, devido as empresas terem muitas prioridades ou não terem dinheiro suficiente para investir em novas iniciativas de TI.


Falta de identificação com a cultura da empresa: funcionários não se sentem ligados à cultura da organização na qual trabalham, isso significa que eles não se identificam com os valores, objetivos e princípios da companhia. Esse é um problema sério, pois leva à desmotivação e baixo rendimento no trabalho, gerando evasão de pessoal, agravando ainda mais o problema.


Como consequência, os clientes geralmente recebem um atendimento ruim, devido à falta de recursos, funcionários mal treinados e com problemas de comunicação.


Não é uma tarefa fácil encontrar gerentes de projetos de TI. A falta de pessoal no setor é uma das principais razões para isso. Devido à falta de orçamento e tempo, as empresas estão lutando para concluir os projetos de TI no prazo.

Como a comunicação pode melhorar o processo de entrega?

Quando os envolvidos no projeto não se comunicam bem, as coisas podem facilmente sair do controle. A comunicação eficaz pode ajudar a garantir que todos estejam trabalhando em direções semelhantes e que os objetivos do projeto sejam alcançados.


A comunicação é extremamente importante para garantir que os objetivos do projeto sejam alcançados. Se as metas e os objetivos estiverem claros, o feedback será mais fácil de ser dado e a motivação será maior. Além disso, uma liderança forte também é essencial para garantir que a comunicação funcione bem.


Aqui estão algumas dicas para melhorar a comunicação durante o processo de entrega do seu próximo projeto de TI:

  1. Defina claramente os objetivos do projeto. Todos os envolvidos no projeto devem ter uma compreensão clara dos objetivos a serem alcançados. Sem uma visão clara dos objetivos, fica mais difícil para todos trabalharem em conjunto para atingi-los.

  2. Crie um plano mínimo de comunicação. O plano deve incluir quem será responsável pela comunicação, o meio que será usado ​​para a comunicação e frequência das mensagens.

  3. Certifique-se de que todos estejam recebendo as mesmas informações. Muitas vezes, um problema nos projetos surge porque algumas pessoas estão recebendo informações diferentes ou incompletas.

  4. Prepare-se para conflitos. Infelizmente, nem sempre é possível evitar completamente os conflitos durante o processo de entrega do projeto. No entanto, é importante ter um processo claro para lidar com esses conflitos quando eles surgirem, a fim de minimizar o impacto negativo que eles podem ter sobre o andamento do projeto. Tenha um processo claro para resolver conflitos.

O que é preciso para negociar com as partes interessadas e os membros da equipe?


Para negociar com as partes interessadas e os membros da equipe, é preciso ter habilidades e conhecer táticas de negociação, táticas de comunicação e táticas de persuasão. Além disso, é importante adotar uma postura de ganha-ganha, pois isso ajudará a criar uma atmosfera de cooperação e entendimento mútuo.


Uma tática de negociação é, por exemplo, oferecer vantagens para as duas partes, de forma que todos saiam ganhando com o acordo. Uma tática de comunicação pode ser explicar os motivos pelos quais determinada coisa é importante, de forma clara e objetiva. Já uma tática de persuasão pode ser usar exemplos para mostrar que a sua proposta é vantajosa.


O líder deve ter boas habilidades de comunicação, pois isso será importante para explicar as suas ideias e convencer as outras pessoas a adotá-las. Deve ter habilidades de negociação e persuasão, para conseguir chegar a um acordo que seja vantajoso para todas as partes envolvidas. Por fim, o líder deve ter a capacidade de pensar de forma estratégica, para que possa escolher as melhores táticas a serem usadas em cada situação.


Importante lembrar que “o ótimo é o inimigo do bom”, ou seja, é melhor acertar em algumas coisas, do que tentar acertar em tudo e acabar não alcançando nenhum resultado.


Considerações finais sobre como ser bem-sucedido em concluir qualquer tipo de projeto em um período de tempo limitado.


A escassez de recursos para projetos de TI é um problema sério. No entanto, existem algumas maneiras de melhorar a comunicação e motivação para garantir que os objetivos do projeto sejam alcançados.


A comunicação eficaz pode ajudar a garantir que todos estejam trabalhando em direções semelhantes e que os objetivos do projeto sejam alcançados.


Invista em boas habilidades de comunicação para explicar as suas ideias e convencer as outras pessoas a adotá-las; habilidades de negociação e persuasão para chegar a um acordo vantajoso para todos; e capacidade de pensar de forma estratégica para escolher as melhores táticas para cada situação. Tais táticas permitem que o líder condense o tempo de execução do projeto, conquiste a colaboração das partes interessadas e conduza a equipe para a consecução dos objetivos estabelecidos, garantindo o sucesso do projeto.


Lembre-se: o ótimo é o inimigo do bom, faça algo, melhore depois.



 

Deixe seu líder saber disso. Compartilhe agora esse artigo com ele, quem sabe mudanças acontecem. ;)


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